Foto

Os cuidados a ter quando conduz com condições climatéricas adversas

Com a chegada das estações mais frias, a estrada torna-se um verdadeiro teste à perícia e à atenção dos condutores. Quando conduz com chuva, vento, nevoeiro ou neve, deve adaptar a sua condução e procurar antecipar riscos para manter a segurança na estrada.


  • Conduzir com chuva: quando a estrada se cobre de água, o perigo está à espreita. A mistura entre a água, a sujidade e o óleo, reduz a capacidade dos pneus aderirem ao piso, aumentando o risco de existir uma aquaplanagem, assim como o agravamento da visibilidade. A solução? Moderar a velocidade, manter uma distância de segurança do veículo que circula à sua frente, garantir que as luzes e escovas estão em boas condições e, se o seu carro começar a derrapar, não trave a fundo, retire os pés dos pedais e alivie a direção.


  • Conduzir com vento: este é o inimigo invisível que desafia a estabilidade do veículo, sobretudo em túneis, zonas protegidas, pontes, viadutos ou quando ultrapassa veículos de maiores dimensões. Eis o que deve fazer, observar as laterais da estrada e perceber como se move a vegetação que denunciará a direção e a intensidade, moderar a velocidade e agarrar firmemente o volante com as duas mãos.


  • Conduzir com nevoeiro: é silencioso e traiçoeiro, pois reduz a visibilidade e aumenta o risco de colisão, principalmente quando circulamos em zonas baixas ao nível do mar ou em zonas de montanha. Para tal, é importante que a sua velocidade seja moderada, as luzes de nevoeiro traseiras ligadas e o pára-brisas limpo e desembaciado. Já a distância de segurança é primordial pois se precisar de parar é mais seguro e ligue os quatro piscas. 


  • Conduzir com neve: apesar de ser um cenário bonito, é o mais perigoso. Com o piso escorregadio, reduza a velocidade através de mudanças baixas, não trave e, se possível, coloque correntes ou proteções nos pneus. A tração é a sua melhor aliada.



Quando conduz no inverno, não se trata apenas de chegar ao destino, é sobre chegar em segurança. Mantenha o seu veículo preparado, conduza com serenidade e antecipe cada manobra, quando o clima se complica, a prudência é o seu melhor sistema de segurança!