Foto

Carro do Ano 2026, a edição mais disputada de sempre

O prémio de “Carro do Ano Europeu 2026" já tem os seus candidatos anunciados, contando com uma lista de 35 modelos que promete transformar esta edição numa das mais disputadas.

Criado em 1964, o prémio continua a ser o mais prestigiado da indústria automóvel, que melhor representa o avanço tecnológico, o design e a relevância para o mercado europeu. O júri reúne os mais conceituados jornalistas de toda a Europa, incluindo dois portugueses.

A edição de 2026 reflete com clareza a transição do setor ao ter uma lista de candidatos muito equilibrada entre motores a combustão, híbridos plug-in e 100% elétricos. A par desta diversidade, está espelhada também o quanto o prémio pretende representar as diversas opções tecnológicas e geográficas. Entre eles temos modelos emblemáticos como Audi A6 e-tron, BYD Sealion 7 e FIAT Grande Panda e marcas como Toyota, Citroën e Hyundai.

O processo de seleção entra agora na reta decisiva: a votação para determinar os sete finalistas inicia-se a 24 de outubro, sendo revelados a 31 do mesmo mês. Seguir-se-ão os testes em dezembro a cada modelo, com o encerramento da votação a 29 de dezembro e a revelação do vencedor do Carro do Ano de 2026 a 9 de janeiro no Salão Automóvel em Bruxelas. 

A contagem decrescente já começou. Entre motores elétricos visionários e clássicos renovados, esta edição promete redefinir o que significa ser o “Carro do Ano” e revelar qual será o modelo que conquistará o coração e o volante da Europa.