A segurança é e deve ser uma prioridade inegociável e inquestionável quando falamos de conduzir. Existem diversos elementos de segurança obrigatórios e essenciais que são primordiais na proteção do condutor e passageiros, além dos intrínsecos ao automóvel, como airbags e cintos de segurança.
Para que exista uma condução responsável e defensiva, a lei obriga a que o seu veículo tenha alguns elementos de segurança. Deste modo, o Código da Estrada dita que, os seguintes elementos abaixo são obrigatórios:
- Documentos obrigatórios
É imperativo que verifique se tem consigo os documentos exigidos por lei, sendo estes: cartão de cidadão, carta de condução, carta verde do seguro automóvel, documento único automóvel e comprovativo de inspeção.
Em Portugal, é já possível apresentar estes documentos em formato digital, através da aplicação oficial id.gov.pt, app IMT, PDF ou outras plataformas autorizadas, o que elimina a necessidade de os transportar em formato físico.
A sua obrigatoriedade está associada à utilidade dos mesmos em caso de avaria, acidente ou abordagem pelas autoridades. Por isso, deve sempre tê-los consigo, seja em formato físico ou digital, para que evite ficar comprometido na resolução do imprevisto ou a nível legal,
- Colete refletor
Todos os veículos devem estar equipados com um colete refletor, é o que dita o código da estrada. É um elemento primordial para a sua segurança, pois permite que seja visto pelos outros condutores em situações que tenha de abandonar o interior da viatura.
- Triângulo de sinalização
O triângulo de sinalização é um elemento que garante que existe, naquele local devidamente sinalizado, um acidente ou uma avaria. Para que proceda à sua colocação o mais corretamente possível, deve vestir o colete refletor e colocar o triângulo a uma distância de 30 metros, deste modo, o mesmo será visível a 100 metros.
Em suma, deve ter consigo os documentos obrigatórios, colete refletor e triângulo de sinalização para que esteja em concordância com a lei e, se for alvo de uma fiscalização das autoridades, estará salvaguardado.
Contudo, existem alguns elementos que a A MatosCar aconselha a que tenha no seu veículo, pela eventualidade de ter um acidente ou uma avaria inesperada. Assim, sugerimos os seguintes equipamentos:
- Equipamento para substituição de uma roda
Funciona como um plano B em caso de furo no pneu, o que torna oportuno tê-lo no seu veículo. Para evitar surpresas desagradáveis, confira os seguintes materiais: roda suplente, macaco, chave de roda e chave especial (para rodas antirroubo).
- Kit de primeiros socorros
Trata-se de outro item útil e essencial em caso de prestação de auxílio a alguém. Pode optar por adquirir um kit já montado ou fazer o seu próprio kit. Se optar pela segunda opção, aconselhamos que inclua: rolo adesivo, pensos rápidos, gaze, compressas para queimaduras e feridas, ligaduras, tesoura, pinça, desinfetante para mãos e manual de primeiros-socorros.
- Cabos de bateria
Sabemos que uma bateria descarregada pode ser um grande contratempo. Para estar precavido, pode adquirir cabos de arranque que, através de fonte de energia como a bateria de outro carro, bateria reserva ou booster de arranque, ligam o motor.
- Extintor
Apesar de não ser uma situação frequente, a mesma é completamente possível e reconhecemos o quão desesperador pode ser ver surgir chamas à volta do seu veículo ou dentro dele. Se optar por adquirir um extintor, deve ter em atenção às seguintes condições: data de validade, selo legível e intacto, regulamentado pela legislação portuguesa e manutenção anual do extintor em dia.
Verifique se tem todos os elementos de segurança obrigatórios e essenciais, a presença dos mesmos representa muito mais que um cumprimento da lei, trata-se de um ato de responsabilidade. Prezamos pela sua segurança e tranquilidade, por isso, queremos que desfrute de cada viagem sem preocupações.