Foto

Novo Audi Q8 e-tron chegou à A MatosCar

Já chegou a Évora o novo Audi Q8 e-tron, o sucessor do primeiro elétrico da Audi, o e-tron, que chegou ao mercado em 2019 e, em quatro anos, vendeu mais de 150 mil unidades a nível mundial. O Audi e-tron cumpriu o seu papel como veículo 100% elétrico, agora é o momento certo para adicionar a esta família um novo modelo - Audi Q8 e-tron.

A caminhar a passos largos para uma realidade 100 por cento elétrica, a Audi acaba de renovar o seu SUV elétrico topo de gama, que impressiona com o seu conceito de propulsão otimizado, aerodinâmica melhorada, superior desempenho de carregamento e de capacidade de bateria e autonomia aumentada até 578 quilómetros na versão SUV e até 594 quilómetros na versão Sportback.

A Audi disponibiliza o novo Q8 e-tron na forma clássica de SUV e também num Sportback de linhas dinâmicas, que combina o espaço de um SUV com as linhas elegantes de um imponente coupé. Com 4.915 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.619 mm (Sportback) ou 1.633 mm (SUV) de altura, o Q8 e-tron assegura uma imensidão de espaço e conforto.

Elétrico. E cheio de detalhes maravilhosos.

O novo Audi Q8 e-tron está equipado de série com suspensão pneumática e amortecimento controlado, o que permite que o veículo se ajuste às diferentes condições da estrada; podendo variar a altura ao solo numa amplitude total de 76 mm dependendo da situação de condução. O Audi Q8 e-tron é notoriamente mais ágil graças à direção progressiva, enquanto a relação da caixa de direção foi ajustada para um rácio de resposta mais direto, responsivo ao mais ligeiro movimento.

O Audi Q8 e-tron disponibiliza aos seus condutores cerca de 40 sistemas de assistência à condução: até cinco sensores de radar, cinco câmaras e 12 sensores ultrassónicos que fornecem ao controlo central de assistência todos os dados necessários para análise do ambiente envolvente. Uma das novidades é o sistema de estacionamento remoto “remote park assist plus”, que permite manobrar o Audi Q8 e-tron até nos espaços de estacionamento mais apertados e os clientes podem controlar os movimentos através da app myAudi para smartphones.

O conforto assegurado no Audi Q8 e-tron é o esperado nos modelos do nível de luxo da marca. O teto panorâmico, que abre e fecha eletricamente, torna o interior ainda mais grandioso, melhorando a sensação de luminosidade e de espaço, com uma cortina opaca de uso muito conveniente.

Como todos os modelos Audi na categoria de luxo, o Q8 e-tron integra o sistema operativo MMI touch response. Os dois grandes ecrãs de elevada definição – o superior de 10,1 polegadas, o inferior com 8,6 polegadas diagonais – substituem praticamente todos os botões e controlos tipicamente encontrados num automóvel.

O Audi Q8 e-tron disponibiliza um amplo leque de informação, funções de infotainment e capacidade de conectividade. O sistema de navegação desenvolve sugestões inteligentes de destino baseando-se em rotas previamente percorridas.

Eletrificante à primeira vista

No novo Q8 e-tron estão disponíveis duas capacidades de bateria: no Q8 50 e-tron a bateria tem uma capacidade de armazenamento de 89 kilowatts/hora líquidos (brutos: 95 kWh), enquanto as duas versões mais potentes, o Q8 55 e-tron e SQ8 e-tron, têm um valor líquido de 106 kWh (brutos: 114 kWh).

Num ponto de carregamento rápido (HPC), o Audi Q8 50 e-tron atinge uma potência máxima de carga de 150 kW. Para o Q8 55 e-tron e o SQ8 e-tron, a potência máxima de carga foi elevada para até 170 kW. Isto significa que, para qualquer uma das baterias, um carregamento entre 10 e 80 por cento pode ser realizado numa paragem de cerca de 31 minutos. Em dez minutos num ponto de carregamento rápido HPC, o Q8 50 e-tron e Q8 55 e-tron podem ser recarregados para uma autonomia adicional de 123 km.

Numa estação de carga AC ou numa Wallbox, o Audi Q8 e-tron carrega com uma potência de até 11 kW e, em corrente alterna AC, o Audi Q8 50 e-tron pode ser carregado em condições ideais em perto de 9.15 horas (22 kW: cerca de 4.45 horas). A bateria maior precisa de cerca de 11.30 horas a 11 kW e de aproximadamente 6.00 horas com uma potência de carga de 22 kW.