Hyundai IONIQ 6 é
finalista nas categorias de “Carro Mundial do Ano”, “Design Mundial do Ano” e “Elétrico
Mundial do Ano” dos “World Car Awards” de 2023.
O Hyundai IONIQ 6, o
novo Electrified Streamliner da submarca IONIQ, dedicada exclusivamente a veículos
totalmente elétricos da Hyundai, recebeu uma tripla nomeação dos “World Car
Awards”. Além de integrar os dez finalistas para “Carro Mundial do Ano”, o
IONIQ 6 faz parte do top cinco de automóveis candidatos a “Design Mundial do
Ano” e “Elétrico Mundial do Ano” do concurso, cujo vencedor será conhecido no
início de abril. Este é o segundo ano consecutivo em que a gama IONIQ consta
nas nomeações do prestigiado concurso, depois de o Hyundai IONIQ 5 ter
conquistado as mesmas três categorias em 2022.
As nomeações do Hyundai
IONIQ 6 demonstram, mais uma vez, a qualidade dos automóveis produzidos pela
marca sul-coreana, em particular da gama IONIQ, que dá continuidade à revolução
elétrica
da Hyundai a nível de
design, tecnologia, inovação, sustentabilidade, entre outras áreas. O segundo
modelo da submarca IONIQ apresenta um conjunto de tecnologias avançadas,
caraterísticas e espaços personalizados e elevada autonomia que redefinem os
limites da mobilidade elétrica. O Hyundai IONIQ 6 tem previsão de chegada a
Portugal no final do primeiro semestre de 2023.
O Hyundai IONIQ 6
fornece uma autonomia elétrica estimada de mais de 610 km, de acordo com a norma
WLTP, bem como uma capacidade de carregamento múltiplo ultrarrápido de
400V/800V, possibilitada pela Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) do
Hyundai Motor Group. O modelo possui também aquele que pode ser o design mais
aerodinâmico da Hyundai até à data e uma série de caraterísticas para
amplificar a experiência de mobilidade elétrica, tais como sistema de
iluminação ambiente Dual Color, iluminação sincrónica de velocidade e Electric
Active Sound Design (e-ASD).
Continuando o seu
caminho para a mobilidade sustentável, e tendo por base a sua visão de "Progresso
pela Humanidade", em 2022, os EV’s e os modelos eletrificados da Hyundai
representaram uma percentagem de vendas maior do que nunca. A nível europeu, a
empresa registou um aumento de 18,3% na venda de veículos elétricos e em
Portugal, em consonância com a posição no mercado europeu, a marca solidificou
a sua aposta nos elétricos, tendo ficado em 2º lugar na venda de veículos
elétricos das marcas generalistas. A gama de automóveis eletrificados,
incluindo os modelos PHEV e HEV, ascendeu aos 40% no mercado europeu.