- Mais distinta, gama inclui agora três variantes: Audi S e-tron GT, o Audi RS e-tron GT, e o Audi RS e-tron GT performance
- Mais potente: melhorias significativas na autonomia, performance e carregamento
- Mais versátil: as melhorias introduzidas na suspensão permitem um equilíbrio ideal entre conforto e dinâmica
O Audi e-tron GT
quattro tem sido o modelo elétrico de topo e desportivo na gama de produtos da
Audi desde a sua estreia em 2021. O Gran Turismo de quatro portas combina um
design evocativo com um poderoso conjunto de propulsão elétrico. As novas
versões melhoram significativamente a autonomia, a performance, o carregamento
e a utilização do veículo desportivo. Com o RS e-tron GT performance, a Audi estreia
o seu primeiro modelo performance RS totalmente elétrico.
As novas
variantes da gama e-tron GT combinam um design progressivo com tecnologia
inovadora, cada uma com uma aparência distinta. Por exemplo, o novo Audi S e
tron GT é sinónimo de desportivismo elegante. A sua dianteira é homogénea e
expressiva ao mesmo tempo. Uma moldura preta envolve a grelha Singleframe
invertida e totalmente fechada, refletindo a linguagem de design específica dos
modelos e-tron. Estruturas em relevo conferem à grelha uma tridimensionalidade
precisa. Uma faixa na cor da carroçaria por cima da grelha confere ao Gran
Turismo um aspeto ainda mais desportivo e visualmente mais profundo. As
cortinas de ar, que asseguram um fluxo de ar otimizado, têm uma forma mais
forte.
O novo Audi RS e-tron GT está agora também mais
desportivo. Só a sua frente apresenta um aspeto muito mais radical. A grelha Singleframe
invertida surge com a típica estrutura 3D em favo de mel do RS. O avental que
enquadra a moldura negra “abre” visualmente o RS e-tron para baixo. O veículo
parece mais baixo, parecendo abraçar a estrada em combinação com as lâminas
funcionais em forma de L. A extremidade traseira do RS e-tron GT inspira-se em
elementos dos desportos motorizados.
O difusor
aerodinâmico reflete o tema dos elementos de eficiência tridimensional na
frente, como as lâminas em forma de L, na traseira do veículo. As lâminas são
fornecidas de série na cor da carroçaria para um aspeto desportivo. Outro
detalhe herdado da competição é um refletor vertical vermelho situado entre os
canais aerodinâmicos.
O Audi RS e-tron
GT performance é o primeiro modelo performance RS totalmente elétrico.
Apresenta elementos de design únicos e destaca-se do RS e-tron GT pelo tejadilho
opcional em carbono mate e escurecido em combinação com opcionais elementos de “camuflagem”
em carbono. Estes elementos são uma novidade da Audi e destinam-se
exclusivamente ao RS performance. A camuflagem de carbono é utilizada nas
estruturas do para-choques em relevo, no revestimento das portas, em partes do
difusor e nos espelhos retrovisores laterais.
A nova
identidade corporativa (CI) também contribui para a atualização do exterior da gama
e-tron GT. Os quatro anéis são agora apresentados num design bidimensional de
qualidade superior, posicionado entre a grelha do radiador e o avental
dianteiro. A gama de cores inclui nove acabamentos exteriores. Além do Branco sólido
inclui as cores metalizadas ou com efeito pérola Azul Ascari, Cinzento Daytona,
Prata Florett, Cinzento Kemora, Preto Mythos e Vermelho Progressive. O Cinzento
Nimbus está disponível como acabamento exclusivo para o RS e-tron GT e RS e-tron
GT performance, enquanto a nova cor Verde Bedford está disponível para o RS e-tron
GT performance. Um pacote opcional Visual Black Plus também está disponível
para encomenda, abrangendo o logo Audi à frente e atrás, as entradas de ar, as
capas dos espelhos retrovisores e o elemento difusor (S e-tron GT). O logo escuro,
as lâminas em forma de L e as duas inserções nos canais aerodinâmicos são de
série nos modelos RS. O pacote Visual Black Plus inclui lâminas em forma de L
no para-choques e canais aerodinâmicos pretos no difusor.
A Audi também
reformulou a oferta de jantes. Novas jantes de 20 polegadas com vários raios
estão disponíveis para os modelos S e-tron GT* e RS. Além disso, a Audi
adicionou duas novas jantes de seis raios duplos para os modelos RS. As jantes
forjadas e fresadas de 21 polegadas são uma reminiscência da chamada “jante
AVUS”, que a Audi apresentou em 1991 no Audi Avus quattro study. Com as suas
linhas claras e intransigentes, esta jante icónica pertence ao ADN da marca.
Toda a superfície da jante é mate e escurecida para o RS e-tron GT
performance, o que intensifica as ambições desportivas do veículo.
Mais eficiente e potente: tração integral elétrica
Os motores síncronos
de ímanes permanentes (PSM) são utilizados como motores elétricos no eixo
dianteiro do S e-tron GT (consumo de energia combinado: 19,7-18 kWh/100 km; emissões combinadas
de CO2: 0 g/km) e o RS e-tron GT (consumo de energia combinado: 21,1-18,4
kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) e têm uma potência
de 176 kW (239 cv) cada. Como característica
adicional, o RS e-tron GT performance tem uma gestão eletrónica modificada no
eixo dianteiro com um inversor de impulsos otimizado para descargas de corrente
ainda mais elevadas. As três versões da gama são mais eficientes e apresentam
aumentos significativos de potência e uma aceleração melhorada.
Bateria mais leve com maior densidade de energia: autonomia para até 609 km
A Audi reduziu
o peso da bateria de alta tensão (HV), aumentando simultaneamente a sua
densidade energética. Apesar do maior conteúdo energético, o peso da bateria HV
foi reduzido em nove quilogramas para um total de 625 quilogramas. A bateria HV
tem uma capacidade bruta de armazenamento de 105 kWh (útil: 97 kWh). Entre
outras medidas, a otimização da placa de arrefecimento de duas camadas resulta
num aumento de 12% na capacidade dos 33 módulos de células, cada um contendo
doze células com uma pele exterior flexível. A Audi modificou também o sistema
de arrefecimento das próprias células.
Esta medida,
combinada com alterações nos materiais e separadores e com uma química celular
adaptada, resulta numa maior densidade energética das células. A energia
disponível para a nova família e-tron GT através da recuperação (travagem
regenerativa) também aumentou de 290 para 400 kW. O condutor pode selecionar a
recuperação manual ou automática através do MMI, bem como controlá-la em três
níveis utilizando as patilhas no volante.
A Audi aumentou
ainda mais as correntes máximas de carga e descarga para 400 amperes através de
um maior fluxo de corrente no interior das células. A química alterada das
células e o sistema de gestão térmica mais otimizado, inteligente e preditivo,
com uma melhor comutação de bombas e válvulas e um pré-condicionamento
refinado, permitem um superior fluxo de energia durante o carregamento. O novo
sistema do conversor também contribui para uma otimização do carregamento,
reduzindo o peso em 2,3 quilogramas e fornecendo os estágios de conversão de
tensão da bateria para a carga final.
Maior potência de carregamento: 10 minutos de carga permite conduzir 280 quilómetros
A Audi aumentou a potência máxima de carregamento de 50 kW para 320 kW. Em condições ideais, a bateria HV do e-tron GT pode carregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos numa estação de carregamento de alta potência (HPC). Em apenas 10 minutos de carregamento, a bateria ganha energia para 280 quilómetros de autonomia. Equipado com Plug&Charge, o veículo autoriza e ativa automaticamente as estações de carregamento compatíveis quando o cabo de carregamento é ligado. A nova bateria HV também apresenta uma janela de carregamento rápido significativamente mais ampla. Mesmo a baixas temperaturas, o veículo atinge mais rapidamente uma performance de carregamento muito elevada, mesmo a temperaturas tão baixas como 15 °C, reduzindo ainda mais os requisitos de energia do sistema de gestão térmica e tornando ainda mais fácil para os clientes tirarem partido da janela ideal de carregamento rápido. Como opção, os clientes também podem carregar até 22 kW em corrente alternada.
A MatosCar, o seu concessionário Audi em Évora.