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O novo Audi e-tron GT: uma obra-prima eletrizante

  • Mais distinta, gama inclui agora três variantes: Audi S e-tron GT, o Audi RS e-tron GT, e o Audi RS e-tron GT performance
  • Mais potente: melhorias significativas na autonomia, performance e carregamento
  • Mais versátil: as melhorias introduzidas na suspensão permitem um equilíbrio ideal entre conforto e dinâmica

O Audi e-tron GT quattro tem sido o modelo elétrico de topo e desportivo na gama de produtos da Audi desde a sua estreia em 2021. O Gran Turismo de quatro portas combina um design evocativo com um poderoso conjunto de propulsão elétrico. As novas versões melhoram significativamente a autonomia, a performance, o carregamento e a utilização do veículo desportivo. Com o RS e-tron GT performance, a Audi estreia o seu primeiro modelo performance RS totalmente elétrico. 

As novas variantes da gama e-tron GT combinam um design progressivo com tecnologia inovadora, cada uma com uma aparência distinta. Por exemplo, o novo Audi S e tron GT é sinónimo de desportivismo elegante. A sua dianteira é homogénea e expressiva ao mesmo tempo. Uma moldura preta envolve a grelha Singleframe invertida e totalmente fechada, refletindo a linguagem de design específica dos modelos e-tron. Estruturas em relevo conferem à grelha uma tridimensionalidade precisa. Uma faixa na cor da carroçaria por cima da grelha confere ao Gran Turismo um aspeto ainda mais desportivo e visualmente mais profundo. As cortinas de ar, que asseguram um fluxo de ar otimizado, têm uma forma mais forte.

O novo Audi RS e-tron GT está agora também mais desportivo. Só a sua frente apresenta um aspeto muito mais radical. A grelha Singleframe invertida surge com a típica estrutura 3D em favo de mel do RS. O avental que enquadra a moldura negra “abre” visualmente o RS e-tron para baixo. O veículo parece mais baixo, parecendo abraçar a estrada em combinação com as lâminas funcionais em forma de L. A extremidade traseira do RS e-tron GT inspira-se em elementos dos desportos motorizados.

O difusor aerodinâmico reflete o tema dos elementos de eficiência tridimensional na frente, como as lâminas em forma de L, na traseira do veículo. As lâminas são fornecidas de série na cor da carroçaria para um aspeto desportivo. Outro detalhe herdado da competição é um refletor vertical vermelho situado entre os canais aerodinâmicos.

O Audi RS e-tron GT performance é o primeiro modelo performance RS totalmente elétrico. Apresenta elementos de design únicos e destaca-se do RS e-tron GT pelo tejadilho opcional em carbono mate e escurecido em combinação com opcionais elementos de “camuflagem” em carbono. Estes elementos são uma novidade da Audi e destinam-se exclusivamente ao RS performance. A camuflagem de carbono é utilizada nas estruturas do para-choques em relevo, no revestimento das portas, em partes do difusor e nos espelhos retrovisores laterais.

A nova identidade corporativa (CI) também contribui para a atualização do exterior da gama e-tron GT. Os quatro anéis são agora apresentados num design bidimensional de qualidade superior, posicionado entre a grelha do radiador e o avental dianteiro. A gama de cores inclui nove acabamentos exteriores. Além do Branco sólido inclui as cores metalizadas ou com efeito pérola Azul Ascari, Cinzento Daytona, Prata Florett, Cinzento Kemora, Preto Mythos e Vermelho Progressive. O Cinzento Nimbus está disponível como acabamento exclusivo para o RS e-tron GT e RS e-tron GT performance, enquanto a nova cor Verde Bedford está disponível para o RS e-tron GT performance. Um pacote opcional Visual Black Plus também está disponível para encomenda, abrangendo o logo Audi à frente e atrás, as entradas de ar, as capas dos espelhos retrovisores e o elemento difusor (S e-tron GT). O logo escuro, as lâminas em forma de L e as duas inserções nos canais aerodinâmicos são de série nos modelos RS. O pacote Visual Black Plus inclui lâminas em forma de L no para-choques e canais aerodinâmicos pretos no difusor.

A Audi também reformulou a oferta de jantes. Novas jantes de 20 polegadas com vários raios estão disponíveis para os modelos S e-tron GT* e RS. Além disso, a Audi adicionou duas novas jantes de seis raios duplos para os modelos RS. As jantes forjadas e fresadas de 21 polegadas são uma reminiscência da chamada “jante AVUS”, que a Audi apresentou em 1991 no Audi Avus quattro study. Com as suas linhas claras e intransigentes, esta jante icónica pertence ao ADN da marca. Toda a superfície da jante é mate e escurecida para o RS e-tron GT performance, o que intensifica as ambições desportivas do veículo.

Mais eficiente e potente: tração integral elétrica

Os motores síncronos de ímanes permanentes (PSM) são utilizados como motores elétricos no eixo dianteiro do S e-tron GT (consumo de energia combinado: 19,7-18 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) e o RS e-tron GT (consumo de energia combinado: 21,1-18,4 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) e têm uma potência de 176 kW (239 cv) cada. Como característica adicional, o RS e-tron GT performance tem uma gestão eletrónica modificada no eixo dianteiro com um inversor de impulsos otimizado para descargas de corrente ainda mais elevadas. As três versões da gama são mais eficientes e apresentam aumentos significativos de potência e uma aceleração melhorada.

Bateria mais leve com maior densidade de energia: autonomia para até 609 km

A Audi reduziu o peso da bateria de alta tensão (HV), aumentando simultaneamente a sua densidade energética. Apesar do maior conteúdo energético, o peso da bateria HV foi reduzido em nove quilogramas para um total de 625 quilogramas. A bateria HV tem uma capacidade bruta de armazenamento de 105 kWh (útil: 97 kWh). Entre outras medidas, a otimização da placa de arrefecimento de duas camadas resulta num aumento de 12% na capacidade dos 33 módulos de células, cada um contendo doze células com uma pele exterior flexível. A Audi modificou também o sistema de arrefecimento das próprias células.

Esta medida, combinada com alterações nos materiais e separadores e com uma química celular adaptada, resulta numa maior densidade energética das células. A energia disponível para a nova família e-tron GT através da recuperação (travagem regenerativa) também aumentou de 290 para 400 kW. O condutor pode selecionar a recuperação manual ou automática através do MMI, bem como controlá-la em três níveis utilizando as patilhas no volante.

A Audi aumentou ainda mais as correntes máximas de carga e descarga para 400 amperes através de um maior fluxo de corrente no interior das células. A química alterada das células e o sistema de gestão térmica mais otimizado, inteligente e preditivo, com uma melhor comutação de bombas e válvulas e um pré-condicionamento refinado, permitem um superior fluxo de energia durante o carregamento. O novo sistema do conversor também contribui para uma otimização do carregamento, reduzindo o peso em 2,3 quilogramas e fornecendo os estágios de conversão de tensão da bateria para a carga final.

Maior potência de carregamento: 10 minutos de carga permite conduzir 280 quilómetros

A Audi aumentou a potência máxima de carregamento de 50 kW para 320 kW. Em condições ideais, a bateria HV do e-tron GT pode carregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos numa estação de carregamento de alta potência (HPC). Em apenas 10 minutos de carregamento, a bateria ganha energia para 280 quilómetros de autonomia. Equipado com Plug&Charge, o veículo autoriza e ativa automaticamente as estações de carregamento compatíveis quando o cabo de carregamento é ligado. A nova bateria HV também apresenta uma janela de carregamento rápido significativamente mais ampla. Mesmo a baixas temperaturas, o veículo atinge mais rapidamente uma performance de carregamento muito elevada, mesmo a temperaturas tão baixas como 15 °C, reduzindo ainda mais os requisitos de energia do sistema de gestão térmica e tornando ainda mais fácil para os clientes tirarem partido da janela ideal de carregamento rápido. Como opção, os clientes também podem carregar até 22 kW em corrente alternada.

A MatosCar, o seu concessionário Audi em Évora.