Há 40 anos, o Fiat Uno mudou a forma como os automóveis eram desenhados e produzidos, sendo o responsável por algumas estreias no setor com o único objetivo de garantir a melhor qualidade de construção no segmento.
Com cinco anos de pesquisa e
design e um orçamento de cerca de um trilião de liras, foi, naquela altura, o
investimento mais significativo de sempre da Fiat num novo automóvel.
Robogate, um sofisticado sistema
de produção para a montagem de carroçarias de automóveis, chegou à fábrica para
proporcionar precisão e uma absoluta flexibilidade.
Em 1985 esta "dança"
dos robôs também teve lugar na fábrica de Termoli, onde foi criado o novo motor
FIRE. O Uno foi o primeiro modelo Fiat a utilizá-lo.
Com o Fiat Uno, foi estabelecida
uma nova e frutuosa relação entre o Centro Stile e a Engenharia, que se tornou
mais sólida graças às novas estações CAD e ao emergente conceito de Design
Funcional.
A equipa Heritage da Stellantis
(Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Abarth) fez um vídeo evocativo (https://www.youtube.com/watch?v=1iNXPur3z9o)
no qual Roberto Giolito, diretor do departamento Heritage da Stellantis fala
sobre este automóvel revolucionário.