O que se deve esperar quando se compra um veículo elétrico? Acima de tudo,
uma nova experiência de condução. E inicialmente, talvez, a necessidade de
adquirir novos hábitos e comportamentos. Mas avance - não há nada com que se
deva preocupar.
É necessário pôr a trabalhar um veículo elétrico Škoda?
Não, isso é algo que nunca mais terá de voltar a fazer. Uma vez lá dentro,
basta carregar no pedal do travão - e já está. O veículo é acionado, tal como
indicado numa mensagem exibida no Virtual Cockpit. Depois só tem de colocar o
veículo em marcha e arrancar. E é igualmente fácil quando se chega ao fim da
viagem - basta sair e o veículo desliga-se sozinho.
É preciso trocar de mudança ao conduzir um carro elétrico Škoda?
Não. Obviamente, ainda tem de selecionar o movimento para a frente ou para
trás, como nos veículos com transmissão automática. Mas o motor elétrico do
veículo funciona numa vasta gama de rotações sem a necessidade de trocar de
mudança, e com o máximo binário disponível mesmo a zero rotações.
E a autonomia do veículo?
A autonomia por carga melhora a cada nova geração de veículos elétricos. O Škoda Enyaq iV oferece uma autonomia de até 547 quilómetros, o que é
suficiente para a grande maioria dos cenários de viagem. Idealmente, deve
carregá-lo regularmente em casa durante a noite ou no trabalho durante o dia. Para
as viagens mais longas, é boa ideia verificar com antecedência se existem estações
de carregamento onde se possa parar no caminho para recarregar parcial ou
totalmente a bateria. Há muitos fatores que afetam a autonomia de um veículo,
incluindo o estilo de condução, a velocidade e a temperatura exterior e
interior do mesmo.
Como funciona o carregamento e quanto tempo demora?
Existem dois métodos de carregamento corrente alterna (CA) e
corrente contínua (CC). O carregamento CA não é tão rápido como o carregamento
CC, que está associado à energia fornecida pela rede elétrica. Além disso,
tomadas de 230 V ou 400 V da rede doméstica fornecem corrente alterna, que o
veículo elétrico tem de converter em corrente contínua. A carga de uma tomada
trifásica é mais rápida devido ao maior fluxo de energia, mas a corrente ainda
precisa de ser alterada de CA para CC. A forma mais rápida é o carregamento CC
a partir de um carregador destinado especificamente a veículos elétricos. O
carregamento é um processo não linear - são necessários apenas 36 minutos para carregar uma bateria de alta tensão de 10% a 80% da
capacidade nas estações de carregamento rápido, mas os restantes 20% podem
demorar aproximadamente o mesmo tempo.
O que é uma wallbox?
Uma wallbox é um dispositivo de carga montado na parede para veículos
elétricos. É alimentada por corrente alterna. O Škoda iV Charger, a wallbox
oficial do fabricante de automóveis checo, está disponível em três modelos,
sendo que cada um oferece um nível de funcionalidade diferente.
Posso usar qualquer carregador na cidade?
É possível utilizar uma vasta rede de estações de carregamento em toda a
Europa para carregar veículos elétricos - desde que o carregador tenha um
conector adequado para veículos Škoda. Existem vários tipos de conectores, mas,
em princípio, os condutores de veículos elétricos Škoda não têm de se preocupar
quanto a ligar o seu a qualquer estação de carregamento que encontrem. Na
Europa, existe um conector chamado CCS - Combined Charging System - que
se tornou o modelo padrão para o carregamento rápido DC. Este é o único
conector Mennekes universal, que é a norma para o carregamento AC e, portanto,
encontra-se tanto em wallboxes domésticas como no cabo que vem com o
veículo, que pode ser ligado a tomadas bifásicas de 230 V e trifásicas de 400
V.
Como é que pago?
É fácil pensar que na Europa basta pagar com um cartão de crédito, tal como
acontece com a compra de qualquer outro bem. Mas na realidade não é assim tão
simples: é preciso inscrever-se num serviço especializado, como o Powerpass
da Škoda. Assim, não há qualquer problema em usar postos públicos de
carregamento.
A Škoda disponibiliza serviços de carregamento público para veículos
elétricos?
Sim, chama-se Powerpass. Com um cartão Powerpass, pode carregar
praticamente em qualquer lado. Desta forma, dispõe de todos os detalhes de
carregamento e pagamento numa única aplicação. Disponível desde o lançamento do primeiro Enyaq iV, este sistema experimentado e testado também lhe dá acesso à rede de
carregamento rápido IONITY. Nos veículos da gama Enyaq iV, com o atual software
ME3, o carregamento pode ser convenientemente iniciado em estações de
carregamento compatíveis ligando simplesmente o cabo de carregamento, graças à
nova função Plug & Charge. A identificação do veículo é feita de
forma completamente automática na estação de carregamento. Todos os novos
modelos baseados na Plataforma Modular Elétrica (MEB) também terão esta função
no futuro.
Como é que o
veículo é recarregado durante a condução?
Uma função notável dos veículos elétricos é a recuperação, que é travagem do motor que recarrega a bateria. O Škoda Enyaq iV permite-lhe escolher entre três níveis de intensidade de recuperação utilizando patilhas no volante; ou também pode escolher o nível mais potente, colocando o veículo no modo B. Também existe um modo totalmente automático onde o veículo faz tudo por si só. A recuperação muda fundamentalmente a experiência de condução - o nível mais forte trava de forma tão eficaz que o veículo começa a abrandar assim que o acelerador é libertado, para que se possa conduzir confortavelmente com apenas um pedal. A recuperação também ajuda a aumentar a autonomia do veículo.
Qual é a vida útil de um veículo elétrico?
Há vários fatores que influenciam, particularmente o estilo de condução, os
cuidados com o veículo e o cumprimento dos horários de manutenção prescritos.
Dito isto, a duração garantida da bateria da Škoda é de oito anos ou 160.000
quilómetros. No caso do Enyaq iV e do Enyaq Coupé iV, a capacidade da bateria é
garantida sem descer abaixo dos 70% do seu nível original durante este tempo.
Quais são os intervalos entre manutenções regulares?
O Enyaq iV requer uma revisão de dois em dois anos. Este intervalo aplica-se na maioria dos países, mas em alguns os regulamentos locais podem estabelecer regras diferentes.
Sabia que…
·
Ambos os modelos RS da família
Enyaq iV têm uma potência máxima de 220 kilowatts, o mesmo que os carros de
rali que competem na famosa categoria WRC.
·
O Enyaq Coupé RS iV vai de 0 a 100
km/h em 6,5 segundos, mas a sua aceleração a médio prazo é ainda mais
interessante: de 80 a 120 km/h em cerca de quatro segundos, por exemplo. O
veículo atinge a sua velocidade máxima de 180 km/h em 21,7 segundos. A
aceleração também é completamente linear e não envolve mudanças de velocidade.
·
Os designers da Škoda conseguiram
reduzir o coeficiente de arrasto do Enyaq iV a um notável 0,257, e 0,234 também
na versão Coupé.
·
O Enyaq é um veículo extremamente
elegante, com uma característica de design nova - opcionalmente, pode ser
equipado com uma espetacular grelha iluminada Crystal Face, que pode conter até
130 LEDs.
·
Tal como outros veículos RS, os
modelos Enyaq RS iV e Coupé RS iV estão disponíveis com o acabamento de pintura
Mamba Green.
·
Em comparação com o Enyaq iV, a
versão Coupé tem mais 4 milímetros de comprimento (4.653 milímetros) e mais1
milímetro de altura (1.617 milímetros). A largura e a distância entre eixos são
idênticas (1,879 e 2,765 milímetros respetivamente).