Foto

RS, o verdadeiro espírito desportivo da Škoda

A Škoda tem sido associada ao desporto automóvel praticamente desde o seu começo. Os automóveis que continuam esta tradição desportiva têm a designação RS.

O fabricante de automóveis checo com uma história muito rica em desporto automóvel disponibiliza atualmente cinco modelos RS: o Octavia RS, Octavia RS iV, Kodiaq RS, Enyaq Coupé RS iV e, mais recentemente, o Enyaq RS iV.

Durante muitos anos, a base dos modelos RS tem sido o Octavia RS, a gama de modelos mais vendidos da marca está disponível nesta versão desde o facelift da primeira geração. À atual quarta geração foi atribuída um novo tipo de grupo propulsor. Para além da versão a gasolina com 180 kW (245 cv) e a versão diesel com 147 kW (200 cv), existe também uma versão híbrida plug-in, a Octavia RS iV, que produz uma potência total de 180 kW (245 cv) graças à combinação de um 1.4 TSI e um motor elétrico. No entanto, a vasta lista de escolhas não se limita ao tipo de motor: os clientes podem escolher o Octavia RS como liftback ou carrinha, com tração à frente ou em todas as rodas, e com transmissão manual ou DSG.

Outro dos modelos RS que é muito bem-sucedido é o SUV Kodiaq, que recebeu originalmente uma unidade 2.0 TDI com 176 kW (240 cv) e, após uma atualização, o motor a gasolina 2.0 TSI já conhecido do Octavia RS. Tal como o Octavia, o Kodiaq RS ostenta o equipamento topo de gama que é uma parte integrante de todos os modelos RS.

Depois de muitas décadas, a placa de identificação RS também vai participar em competições de desporto automóvel. Aliás, o carro de rali construído com base na quarta geração Fabia chama-se Škoda Fabia RS Rally2. O carro de corrida tem um motor de 1,6 litros com cerca de 214 kW (289 cv) e está empenhado em aproveitar o enorme sucesso nas corridas da geração anterior.

Era elétrica

Para surpresa de muitos, o Fabia RS Rally2 não é o veículo da família RS mais potente do fabricante de automóveis checo. Essa distinção vai para dois veículos elétricos: o Enyaq Coupé RS iV e o Enyaq RS iV. Estes têm uma potência do sistema de 220 kW (300 cv), tornando-os nos veículos de produção da Škoda mais potentes de todos os tempos. A tração às quatro rodas vem de série nestes modelos. A aceleração de 0 a 100 km/h demora apenas 6,5 segundos para ambas as versões. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h, mais 20 km/h do que nas versões de veículos elétricos convencionais. Os veículos também utilizam a maior configuração de bateria com uma capacidade de 82 kWh.

Os modelos elétricos Enyaq RS iV representam assim um novo capítulo na gama de veículos desportivos da Škoda. Para assinalar esta nova era, o Enyaq Coupé RS iV foi ornamentado com o novo logotipo RS e o Enyaq RS iV também, e outros modelos RS seguiram o exemplo.