Um novo
motor 1.0 sobrealimentado, revisão das motorizações existentes e uma gama de
equipamento abrangente marcam a entrada do novo Kia Rio no mercado português.
Neste que é um dos segmentos de mercado mais competitivos, a nova geração do
Rio reforça os principais pontos fortes, como o carácter prático, a qualidade e
a tecnologia, fruto de um design interior e exterior renovado e equipamentos de
segurança e telemática avançados.
A gama
portuguesa é constiuida por duas motorizações, o conhecido 1.2 e um novo 1.0
T-GDi, e dois níveis de equipamento, Urban e Drive. A oferta nacional conta
agora dois motores Smartstream a gasolina: o novo 1.0 l T-GDi de 100 cv e uma
versão renovada do 1.2 aspirado, que oferece tecnologia de injeção Dual Port e
84 cv de potência. Os níveis de equipamento são dois, Urban e Drive, e os
preços de comercialização começam nos 14 250€.
No capítulo
das motorizações, destaque para o novo Smartstream, que substitui o anterior 1.0
T-GDi da geração “Kappa”, surgindo equipado com tecnologia de Variação Contínua
do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD) da Kia, entre outras inovações. O
sistema CVVD permite comutar impercetivelmente entre diferentes ciclos de
combustão consoante a respetiva carga, melhorando o consumo de combustível em todas
as situações de condução. Embora este novo motor debite a mesma potência que as
anteriores motorizações da linha “Kappa” (100 cv), quando conjugado com a caixa
de 7 velocidades de dupla embraiagem (DCT) da Kia oferece um pico de binário superior.
O novo Kia
Rio também foi sujeito a profundas melhorias na sua gama de motores a gasolina
previamente existentes, o que se traduziu numa diminuição do consumo de
combustível e das emissões de CO2, bem como num aumento da facilidade de
condução. No caso do mercado português, surge, assim, uma versão renovada do
1.2 aspirado, que oferece tecnologia de injeção Dual Port e 84 cv de potência.
O 1.0 l
T-GDi de 100 cv, por seu lado, pode agora surgir equipado com uma caixa manual
de 6 velocidades, que substitui a anterior de 5, ou com a caixa de 7
velocidades de dupla embraiagem (DCT) da Kia.
Os engenheiros da marca aperfeiçoaram ainda o sistema Idle
Stop & Go (ISG), correspondendo assim à extensa utilização deste modelo em
meios urbanos nos mercados de todo o mundo. O novo ISG, ligado ao sistema de
travagem, oferece uma poupança de combustível adicional, ao desligar o motor
quando os pedais dos travões e da embraiagem são ambos acionados no momento em
que o automóvel para. O motor liga-se novamente quando os dois pedais são
libertados. Ao mesmo tempo, a mudança selecionada pelo condutor é novamente
engrenada. Até aqui, o sistema apenas estava ligado à embraiagem. Este pequeno
ajustamento contribui para que o Rio ofereça uma melhor economia de combustível
e menores emissões.
Design exterior
Subtilmente
renovado: um design exterior arejado e exclusivo.
A nova versão do Rio apresenta um
design dianteiro reconfigurado, que vincando o estilo e o carácter desportivo. Outras
atualizações nas suas linhas simplificam a sua imagem, reforçando a aparência ligeira
e de bom gosto deste “hatchback” de 5 portas.
Na renovação do design da versão
2020 do Rio, a emblemática grelha dianteira “nariz de tigre” surge compactada
(para uma aparência mais focada) e acompanhada por um para-choques mais baixo e
amplo, bem como por novas caixas para os faróis de nevoeiro. Estas alterações
conferem à parte dianteira uma aparência mais suave e, simultaneamente, mais
objetiva, proporcionando ao veículo uma pose mais confiante na estrada.
O novo Rio conta igualmente com
duas novas cores exteriores, o Perennial Grey e Sporty Blue, aumentando para
nove o número de opções para o cliente, embora dependendo da especificação do
modelo e do mercado. São também disponibilizadas novas jantes de liga leve de 16”
e oito raios, para além das de 15” já existentes (consoante a especificação).
As dimensões exteriores do Rio de quarta geração mantêm-se
as mesmas, com uma atitude equilibrada, um capô e uma projeção dianteira
relativamente compridos, uma projeção traseira curta e um pilar C vertical. Para
além de uma distância entre eixos de 2580 mm, o Rio apresenta-se com 4065 mm de
comprimento e 1450 mm de altura. O design geral caracteriza-se por linhas retas
e bem definidas, que se prolongam a toda a extensão da linha de ombros e das
portas, reforçando o aspeto esguio deste modelo e conferindo-lhe uma pose mais
confiante.
Design e
tecnologia interior
Ambiente mais
requintado e novo display de infotainment.
O novo Kia Rio apresenta um habitáculo moderno, com formas
bem definidas e uma disposição dos comandos mais ergonómica do que no seu
antecessor, destacando-se, entre outros elementos, o tablier que se inclina na
direção do condutor. Todo o espaço interior foi concebido no sentido de acomodar
a vasta gama de tecnologias disponíveis neste modelo.
Surge-nos
assim um conjunto de melhorias ao nível visual, dos materiais e da tecnologia, que
proporcionam um ambiente mais requintado e uma qualidade reforçada. As principais
novidades são o amplo ecrã de 8,0” e o ecrã digital de 4,2”, com maior
resolução, no painel de instrumentos do condutor.
A nova geração
do Rio apresenta um ecrã tátil mais amplo (de 8,0”). Os condutores podem
igualmente contar com multiligações Bluetooth, que permitem a ligação de um
máximo de dois dispositivos móveis em simultâneo (um telefone para chamadas
mãos-livres e multimédia e outro aparelho apenas para multimédia). A sua
avançada funcionalidade de ecrã dividido possibilita o comando e a monitorização
de diversas funções do veículo em simultâneo. Para isso, os utilizadores apenas
têm de personalizar o ecrã, recorrendo a diferentes widgets. Os sistemas Apple
CarPlay e Android Auto estão disponíveis nos modelos equipados com o novo
Display Audio de 8,0”, eliminando assim a necessidade de ligação de smartphones
através de cabo.
Funcionalidade e
arrumação
Habitáculo espaçoso e espaço de carga generoso.
A
obtenção de elevados níveis de funcionalidade foi um dos objetivos principais
das equipas de conceção e desenvolvimento da Kia, que conseguiram assim criar o
modelo com o habitáculo mais espaçoso e um dos volumes de carga mais elevados
(325 litros) do segmento B.
A
distância entre eixos e a carroçaria relativamente longas do Rio contribuem
para estas dimensões generosas ao nível do habitáculo e da bagageira. Os
passageiros podem usufruir de um espaço para as pernas de 1070 mm à frente e
850 mm atrás, bem como de um espaço para os ombros superior ao de muitos outros
automóveis desta classe (1375 mm à frente e 1355 mm atrás). A altura entre o
assento dos bancos e o teto à frente e atrás (987 mm e 964 mm respetivamente) é
também das mais elevadas do segmento B.
O
habitáculo oferece ainda muitos espaços de arrumação, incluindo um tabuleiro
duplo na base da consola central para dispositivos móveis e outros objetos de
pequena dimensão, uma consola superior com compartimento para óculos de sol e
um prático porta-luvas “single-box”. Todas as portas possuem suporte para
garrafas (de 1,5 litros à frente e 0,5 litros atrás), existindo igualmente dois
amplos suportes para copos na parte dianteira. As portas apresentam também
espaços de arrumação nos respetivos puxadores, que são particularmente úteis
para objetos pequenos, tais como telefones ou moedas.
Por
fim, o sistema de piso da bagageira com dois níveis permite ao condutor mudar a
altura desse mesmo piso de modo a criar um compartimento onde pode guardar
objetos de forma a protegê-los de olhares indiscretos. O Rio está equipado de
série com bancos traseiros rebatíveis e uma roda sobresselente.
Conforto a bordo
e condução
Agilidade nas
curvas e conforto em viagem.
O
Rio oferece um alto nível de envolvimento do condutor, proporcionando elevados
níveis de agilidade e resposta à condução, acompanhados por um assinalável
conforto e um elevado grau de estabilidade em movimento. A sua suspensão
totalmente independente, com travessa e braços mais rígidos, garante respostas
mais diretas e maior segurança nas curvas, assim como uma superior prontidão de
resposta às reações do condutor. Quer a suspensão dianteira quer a traseira
estão afinadas de forma a garantirem níveis elevados de conforto a bordo e estabilidade
em curva.
O Rio
está equipado de série com o sistema de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM)
com Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC). O VSM assegura a estabilidade em
travagens e em curvas, detetando perdas de tração e usando o ESC para ajudar o
condutor a manter sempre o controlo do veículo.
A
acompanhar o VSM e o ESC surgem duas novas tecnologias, fornecidas de série. A primeira,
denominada Controlo de Travagem em Curva, aplica uma força de travagem
assimétrica às diferentes rodas nas curvas, contrariando potenciais perdas de
tração e proporcionando assim maior segurança. A segunda, Estabilidade em Linha
Reta, evita que o veículo fuja para os lados em caso de travagem de emergência
em linha reta, ajustando a pressão de travagem a cada roda para manter a estabilidade.
Segurança
Novas tecnologias
de segurança ADAS disponíveis.
O renovado
Rio apresenta um amplo conjunto de Sistemas Avançados de Assistência à Condução
(ADAS) e de funcionalidades de segurança ativa, destacando-se a Assistência à
Prevenção de Colisões Frontais (FCA) com deteção de peões, veículos e (agora
também) ciclistas, a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), o
Aviso de Atenção do Condutor (DAW), a Assistência à Circulação na Faixa de
Rodagem (LFA) e o Alerta de Ocupação dos Bancos Traseiros (ROA).
Os clientes podem contar igualmente com seis airbags
distribuídos pelo habitáculo, bem como correias e pontos de fixação para
cadeiras de criança ISOFIX.
Produção e vendas
Construído na
Coreia e disponibilizado na Europa com a garantia da Kia, líder na indústria automóvel.
O novo Kia Rio é fabricado na Coreia e as primeiras unidades
chegam agora a Portugal. Todas as suas versões são fornecidas de série com a
garantia de 7 anos ou 150 000 km, que só a Kia oferece.
Fonte: Kia Portugal