O novo Opel Astra foi eleito Carro Europeu do Ano 2016, alcançando o mais prestigiado título da indústria automóvel. O júri composto por 58 jornalistas de 22 países elegeu o Astra de uma lista de sete finalistas. A concurso, este ano, estiveram 40 novos modelos, desde ‘roadsters’ desportivos e SUVs até berlinas de luxo. O troféu “Carro do Ano 2016” foi entregue ao CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, pelo presidente do COTY, Hakan Matson, na véspera do primeiro dia de imprensa do 86º Salão Internacional do Automóvel de Genebra.
«O novo Astra representa o início de uma nova era para a Opel. A eleição de Carro do Ano prova que estamos na direção certa», disse Karl-Thomas Neumann. «É uma honra para nós receber tão distinto prémio, que é atribuído por jornalistas destacados da área automóvel de toda a Europa».
O novo Astra também já tinha sido recentemente eleito “Carro do Ano” em Portugal, por um painel formado por jornalistas da área automóvel. Dos 19 elementos do júri, 17 colocaram o novo Astra no topo da classificação, volvido um período de vários meses de intensos testes.
Desde o lançamento da nova geração, no outono de 2015, o Astra também já havia sido galardoado com prémios como o Safetybest 2015 e o Volante de Ouro 2015. Ao mais recente Opel foi igualmente atribuída a classificação de cinco estrelas nos novos testes de colisão Euro NCAP.
Tanto o Astra como a variante ‘station wagon’ Astra Sports Tourer são baseados numa arquitetura completamente nova. As motorizações são constituídas exclusivamente por unidades da mais recente geração de motores da Opel, a gasolina e a gasóleo.
O Astra oferece equipamentos de informação e entretenimento que permitem a integração de ‘smartphones’, garantindo plena conectividade com o mundo digital exterior. O Astra também dá continuidade à tradição da Opel de trazer para os segmentos de grande volume tecnologia que antes só estava disponível em automóveis de luxo. Um dos exemplos é o sistema IntelliLux de faróis de matriz de LED, que a nova geração Astra estreia entre os familiares compactos.
O prémio “Carro do Ano” foi fundado na Europa em 1964. A eleição de um modelo Opel na edição deste ano eleva a contagem de vitórias da marca alemã para cinco. O Opel Kadett E foi o primeiro modelo de Rüsselsheim a ser galardoado, em 1985. Seguiu-se-lhe o Opel Omega A, dois anos depois. Nos anos mais recentes, os jornalistas elegeram o Opel Insignia em 2009 e o Opel Ampera em 2012.